Tradições de Natal nos Estados Unidos

O Natal americano é rico em cor e brilho. Semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as ruas das cidades em busca dos presentes para a família. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas no mundo todo. Nas casas, a decoração com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e coroas feitas de plantas verdes completam o clima natalino. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções de Natal), mostrando o espírito de confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manha do dia 25 de dezembro abrem os presentes tão sonhados. O prato típico americano o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.
Tradições de Natal no Brasil

O Natal no Brasil é altamente caracterizado pela troca de presentes entre amigos e familiares na noite de 24 de dezembro. Independente da tradição da chaminé dos países frios, os brasileiros simulam a passagem do Papai Noel em cada casa com a entrega de presentes pela porta da frente, em geral à meia-noite, ou na árvore, depois de passar a madrugada. Também têm o hábito de presentear parentes e colegas de trabalho através do Amigo Secreto. Mas antes da festa católica incorporar os símbolos protestantes da distribuição de presentes, do Papai Noel e da árvore, o país era marcado por uma festa religiosa tradicional, com a ida à missa do galo e a ceia de jantar com a família, até fins do século 18. Hoje, tradições tipicamente brasileiras são observadas principalmente nos pratos da ceia de 24 de dezembro. No meio da festa, uma mesa considerável costuma expor comidas típicas dessa época e é difícil encontrar uma sala de jantar sem peru com farofa e rodelas de abacaxis ou panetone de frutas cristalizadas. Os costumes gastronômicos revelam uma mistura de culturas que parecem universais, mas já são adaptações bem brasileiras. Exemplo é a fusão da cultura portuguesa – vista na rabanada ou nos bolinhos de bacalhau – com a italiana – representada pelo panetone e as aves como o peru.
Tradições de Natal no México

La piñata é um grande enfeite cheio de doces, em forma de pássaro, de avião ou de boneca, que fica pendurado na árvore. As crianças usam uma varinha para fazer os doces despencar. Isso tudo com os olhos vendados.
Tradições de Natal na Jamaica

Um das marcas distintivas do Natal na Jamaica é, sem dúvida a culinária. Os pratos exóticos, compostos por ingredientes locais, são tão extravagantes que poderiam mesmo chocar alguns ocidentais: os frutos que são usados no tradicional Bolo de Frutas ficam a marinar em vinho durante meses, e o Sorrel (bebida de especiarias, frutas e rum) é consumido em grandes quantidades. A ceia de Natal deixa qualquer um com água na boca, pois é muito variada em carnes e acompanhamentos.
As celebrações denominadas Johnkano, de inspiração africana trazida pelos escravos, são compostas por um cortejo de mascarados que cantam e dançam, são apenas levadas a cabo nas zonas rurais.
Influenciado pelas celebrações ocidentais, o Natal jamaicano dos dias de hoje já inclui a árvore de Natal e a figura do Pai Natal.
Tradições de Natal na Nicarágua

Como em muitos países latino-americanos, as antigas tradições de Espanha mantêm-se na celebração do Natal na Nicarágua: nas ruas vende-se topo tipo de artefactos ligados à ocasião, presentes e comidas típicas. As crianças levam flores ao altar da Virgem Maria e entoam cânticos de Natal. Na véspera de Natal todos vão à Missa, e no Dia de reis (6 de Janeiro) os Três Reis Magos trazem prendas para as crianças. As celebrações Natalícias terminam com um grande fogo de artifício.