Image Hosted by ImageShack.us
Tuesday, May 13, 2008




A História das Novelas Brasileiras
 
O género "telenovela" começou no Brasil em 1951, trazendo tramas ainda baseadas no modelo dos teleteatros, só que as mesmas se desenvolviam não só num capítulo, mas em vários como até hoje.

A primeira novela foi "Sua Vida Me Pertence", da PRF-3 TV Tupi-Difusora, em dezembro daquele ano, foi nesta novela que a televisão brasileira concebeu o seu primeiro beijo na boca. Walter Foster e Vida Alves foram os protagonistas desta cena, que para muitos telespectadores foi tido como um escândalo, surgindo muitos boatos e cartas enviadas à TV Tupi criticando a atitude dos dois actores.

As novelas eram ao vivo e possuíam 15 capítulos, que eram passados às terças e quintas-feiras. E desta forma descobriram a forma de manter o público em frente à televisão. E depois deste teste, a Tupi só realizou novelas no ano seguinte.
Depois veio a Recordo, atingindo um grande sucesso com a novela Éramos Seis, a primeira das quatro adaptações da obra de Maria José Dupret.

Novela diária
 
O telespectador brasileiro acabou por gostar tanto de novelas, que achava o cúmulo esperar dias para assistir a outro capitulo. A novela começava a criar a ansiedade no mesmo, para que ele se prendesse de vez... E a ideia de se fazer uma novela diária era um absurdo...Não sabiam se os gastos seriam compensados. Sem esquecer que era preciso um estúdio só para novelas, pois eram cenários que sempre estariam iguais durante semanas. Mas a TV Excelsior, com sua mania constante de inovação resolveu tentar fazer uma novela diária, o que fez com que a emissora se consagrasse até aos seus últimos dias. Assim lançou, já na era das cassetes de vídeo, a primeira novela diária: “2-5499 Ocupado”, que durou de julho a setembro de 1963. Assim nasceu, nesta novela, o par romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Começa a Globo

Em 1964 começa a ser formada no Rio de Janeiro a Rede Globo que planeja investir no género também, mesmo sabendo da dificuldade que era enfrentar a Tupi e principalmente a gigantesca Rede Excelsior. Ela entra no ar em 1965. O seu primeiro passo foi contratar o resto dos actores que a Excelsior não levou da TV Rio - que só produziu 3 novelas, de 1963 a 1964 - e os da TV Continental, assim aos poucos ia se consolidando na capital carioca. Ao comprar a TV Paulista, teve a ideia inicial de competir em São Paulo com a TV Record no ramo da dramaturgia e aos poucos tentar competir com as demais. E foi isso que fez. Ainda como TV Paulista as Organizações Globo produziram "Padre Tião" e "Um Rosto de Mulher" em 1966. Aos poucos a TV Globo Paulista assumia o lugar do primeiro canal 5 de São Paulo.

E assim começa o "Especial Novelas" neste blog. Como antigamente, às terças e quintas vamos falar dos maiores êxitos de novelas... Espero que gostem!


By Carla at 8:56 AM

|