Image Hosted by ImageShack.us
Thursday, May 15, 2008








Roque Santeiro foi uma telenovela brasileira escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva produzida pela Rede Globo e exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, com 209 capítulos.

Do que trata...
'Viva Roque Santeiro!'' era a frase mais ouvida em Asa Branca, cidade fictícia criada para abrigar uma das novelas mais famosas da TV brasileira, Roque Santeiro. A novela estreou no dia 24 de junho de 1985, dez anos após a primeira tentativa da TV Globo de levá-la ao ar.
Roque Santeiro contava a história de Luís Roque Duarte (José Wilker), um habilidoso artesão que fazia imagens de santos como ninguém. Roque acabou por tornar-se santo após morrer ao enfrentar sozinho o bandido Navalhada, que prometia arrasar com a cidade. Tornou-se um mártir, um santo milagroso. Bom, mas a história não é exatamente essa. A verdade foi que Roque fugiu da cidade, com medo do bandido.
Mas manter o mito de Roque interessava e muito aos poderosos de Asa Branca. O coronel Sinhozinho Malta (Lima Duarte) enriqueceu explorando a fé do povo e o turismo na cidade. Sua amante, a Porcina (Regina Duarte) também ficou rica sustentando a idéia de que era a viúva de Roque.
Outro que muito beneficiou foi Zé das Medalhas( Armando Bógus), dono da fábrica de santinhos e lembranças da cidade. Todas as semanas, centenas de fiéis desciam dos autocarros para se banhar na lama que acreditavam ser milagrosa. Centenas de velas eram acessas ao pé da estátua de Roque erguida na praça central da cidade. As missas de Padre Hypólito (Paulo Gracindo) ficavam lotadas.
Tudo parecia tranquilo em Asa Branca até que Roque decide voltar à sua terra depois de dezessete anos. Sinhozinho, Zé das Medalhas e Porcina ficam desesperados e fazem de tudo para que o falso santo não conte toda a verdade ao povo. Padre Hypólito, que não sabia a verdade, fica chocado ao ver Roque novamente. É ele quem decide por fim à mentira ao tocar os sinos da igreja para anunciar ao povo que Roque estava vivo. Mas nesse exato momento, o pai de Roque, o beato Salú (Nelson Dantas), que estava em coma acaba por acordar. Pronto. Era mais um milagre de Roque. 'O mito era mais forte que a verdade'. Viva Roque Santeiro! .

Curiosidades:
• Dias Gomes criou Roque Santeiro baseado numa peça de teatro, de sua autoria, chamada O berço do herói, que havia sido censurada e proibida. A telenovela seria exibida em 1975 pela Rede Globo e já tinha vários capítulos gravados, além de publicidade a anunciar a sua estréia. Porém, no dia da estréia, a Rede Globo recebeu a noticia do governo federal a censurar a novela. A Globo viu-se assim obrigada a repetir a novela Selva de Pedra, de Janete Clair, enquanto outra era escrita - Pecado Capital -, também de Janete. O motivo da censura foi uma escuta telefónica do governo, em que foi gravada uma conversa de Dias Gomes, em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra.

• Dez anos depois, já no governo civil de José Sarney, a telenovela pode finalmente ser exibida. Por consideração aos artistas envolvidos no trabalho original, os mesmos foram convidados a retomar os seus personagens. Porém, Francisco Cuoco e Betty Faria, recusaram os papéis de Roque Santeiro e Viúva Porcina, Lima Duarte retomou o personagem Sinhozinho Malta. Além de Lima, outros atores que participaram da versão censurada retornaram nesta.

• Sinhozinho Malta tinha uma característica que ficou marcante e lembrada até os dias de hoje: quando estava nervoso, sacudia as pulseiras, num tique acompanhado por um efeito sonoro, que reproduzia o som de uma cascavel, seguido de “Tô certo ou tô errado?”.

• Roque Santeiro é, até hoje, a novela de maior audiência da história da televisão brasileira, tendo uma média geral de 74 pontos de audiência, segundo dados da própria Rede Globo.

• A telenovela também foi exibida em Portugal e em Angola, onde deu nome ao mercado aberto de Luanda.


By Carla at 8:52 AM

|