Image Hosted by ImageShack.us
Thursday, May 22, 2008






Tieta foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990, com 197 capítulos, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Foi uma adaptação televisiva da obra de Jorge Amado intitulada Tieta do Agreste.


A telenovela conta a trajetória de Antonieta Esteves, a Tieta, que é expulsa pelo pai, Zé Esteves, da pequena cidade de Santana do Agreste depois de intrigas de sua irmã, Perpétua. A moça sofre humilhação por causa de seus envolvimentos com alguns homens do lugar.
Depois de muito tempo, exatos vinte e cinco anos, Tieta enriqueceu e reaparece na cidade, causando espanto a todos que acreditavam que ela estivesse morta. As mesmas pessoas que a condenaram no passado agora a bajulam em busca de favores, principalmente dinheiro. Com a volta de Tieta, a cidade começa a conhecer o progresso e o comportamento ousado da mulher que voltou para se vingar e acaba despertando a paixão de seu sobrinho seminarista Ricardo, filho da rancorosa Perpétua.
A novela ainda conta com alguns mistérios:uma mulher de branco que "ataca" os homens pela cidade sem ser identificada, e uma caixa misteriosa onde Perpétua esconde um curioso e pornográfico segredo.
A Dona Milú, mãe de Carmosina, amiga de infância de Tieta, que conhece como ninguém as armações que todos fazem para se beneficiar da recente aparição de Tieta, onde ela deu fama à novela, com o seu bordão: "Mistério!!". Destaque para o bordão do personagem Timóteo (Paulo Betti):"Nos trinques!".
O coronel Artur da Tapitanga, que tinha um grupo de moças, conhecidas como as "rolinhas", as quais o coronel dava casa e comida, em troca de favores sexuais. Isso até a "rolinha" mais rebelde, Imaculada, tentar por diversas vezes fugir do domínio dele, para tentar se libertar de sua tirania, o que estimula as outras a fugir.
O bêbado da cidade, conhecido como Bafo de Bode, é responsável pelos ótimos e impagáveis momentos de humor na trama.

Curiosidades
A modelo Isadora Ribeiro aparecia nua na abertura da novela.
• A abertura da novela, produzida por Hans Donner, foi destaque na época por sua ousadia e pelos modernos recursos de computação que transformavam árvores e pedras em uma mulher nua. A modelo Isadora Ribeiro era a modelo em questão, e fez ainda uma participação especial no último capítulo. A abertura da novela foi "censurada" na repetição da novela em 1994: o corpo nu de Isadora era coberto pelos créditos dos actores, que subiam continuamente (como acontece nos créditos finais).
• Tieta teve problemas com a Justiça e com a Igreja Católica, que consideraram a relação amorosa entre tia e sobrinho como um caso de incesto.
• Muitos foram os destaques: Betty Faria, Yoná Magalhães, Ana Lúcia Torre, Arlete Salles, Lília Cabral, Rosane Gofman, Armando Bógus, Ary Fontoura, Paulo Betti, entre outros, Mas o grande momento foi mesmo a atuação de Joana Fommm no papel de Perpétua.


By Carla at 10:16 AM

|