
História de Amor é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 3 de julho de 1995 a 2 de março de 1996, em 209 capítulos.
Foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Elizabeth Jhin, Marcus Toledo e Maria Carolina.
Helena é a mulher batalhadora que enfrenta a gravidez prematura da filha Joice. O maior problema é o pai da moça, Assunção, seu ex-marido, que não se conforma com a situação.
Solitária, Helena sente o interesse do médico Carlos e não resiste a essa nova paixão. Mas Carlos já é um homem comprometido e sofre com os ciúmes da noiva, a bela Paula, loucamente apaixonada por ele. Os pais de Paula, Rômulo e Zuleika, aguardam ansiosos o casamento da filha, que salvará a família da decadência financeira.
Mas Carlos é o tipo de homem que as mulheres realmente não esquecem. De casamento marcado com Paula, e "balançado" por Helena, ele ainda é assediado pela ex-mulher Sheyla, que sonha com uma reaproximação.
Curiosidades:
• Manoel Carlos teve que mudar a sinopse original da novela, onde Joice (Carla Marins) disputaria o amor de Carlos (José Mayer) com sua mãe Helena (Regina Duarte). O motivo da mudança foi o horário em que a novela foi apresentada, inadequado para história da disputa entre mãe e filha. O autor viria então colocar essa história em Laços de Família.
• Participação especial de Pelé, que na época e na vida real era Ministro do Desporto.
• História de Amor era ambientada no Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon, Jardim Botânico, Gávea e Barra. As gravações foram realizadas nas ruas, reforçando o tom urbano e carioca da trama.
• História de Amor foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Angola, Bulgária, Ilhas Martinica, Panamá, Polônia, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.