Image Hosted by ImageShack.us
Wednesday, July 30, 2008







Coração de Estudante foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 25 de fevereiro e 28 de setembro de 2002.

O professor de biologia Eduardo Feitosa chega à cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, para dar aulas na universidade local e para ficar noivo de Amelinha, filha do maior fazendeiro da região, João Mourão. A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara, jovem advogada que luta contra os desmandos do prepotente João Mourão, numa disputa judicial por terras, que envolve ele e Ronaldo Rosa, reitor da universidade. João Mourão pretende construir uma hidreléctrica numa área de floresta que fica na divisa entre o campus universitário e a fazenda Vitória, sua propriedade. No entanto, a universidade e os moradores da região lutam na justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada.
Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, que estão longe de casa e da família. Eles conciliam os estudos, as paixões e as farras. Carlos, Baú, Cardosinho, Rosana e Bruna recebem dois novos calouros na sua "república": Rafaela e Fábio. Séria e dedicada aos estudos, Rafaela não se deixa abalar pelo assédio de Carlos, enquanto desperta o amor em Fábio e no jovem Mateus, filho de Esmeralda, dona de um movimentado bar na cidade. Mateus não é visto com bons olhos pelos estudantes por causa do seu temperamento arrogante e nada amigável. A mãe é uma mulher de fibra que se revolta contra o seu ex-amante, João Mourão, que lhe cobra uma dívida alta depois de ter sido preterido por ela.
Mas João Mourão muda completamente ao descobrir que Clara, a advogada que move uma acção contra ele, é na realidade sua filha. Quem não gosta da notícia é Amelinha, que faz de tudo para ter Edu do seu lado, e chega até a dizer que espera um filho dele. Mas o filho é de Nélio, ex-peão da fazenda dos Mourão, completamente apaixonado por Amelinha, que, expulso, vai trabalhar no bar de Esmeralda.
Além de lidar com as impetuosidades de Amelinha, Edu luta pela posse do filho, Lipe. A mãe do garoto, Mariana, está em Nova Aliança depois de se tentar recuperar de um tratamento contra o alcoolismo. Apesar da doença, ela consegue a guarda de Lipe que tem que conviver com a mãe e seu novo namorado, Leandro, um professor de carácter duvidoso que sempre bateu de frente com Edu e que está disposto a lhe tirar o filho.
A luta pela posse de Lipe e o novo filho que acha ter com Amelinha, acaba por desestruturar a relação que Edu tem com Clara. Para piorar, chega a Nova Aliança o novo promotor, Pedro Guerra, que, apaixonado por Clara, luta para tê-la do seu lado, apesar do temperamento difícil dos dois.

Curiosidades:

• Afim de aumentara a audiência do horário das seis, a Globo convocou Maria Adelaide Amaral para escrever um folhetim para o horário. Maria Adelaide então, escreveu a sinopse de Dança da Vida, uma história que deveria ser protagonizada por Adriana Esteves e Fábio Assunção. Depois de muitas conversas e contratações a novela parecia pronta para estrear mas, por uma determinação da justiça, foi proibida de ir ao ar, devido aos seus temas políticos. A Globo resolveu cancelá-la então, já que era um ano eleitoral.

• A cenógrafa May Martins e o produtor de arte Luiz Pereira passaram dois meses entre as cidades históricas de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, pesquisando e levantando elementos e informações para a caracterização do cotiodiano mineiro.

• Helena Ranaldi quebrou o nariz durante a gravação de uma cena de briga com os actores Fábio Assunção e Bruno Garcia. Ranaldi, que não precisou de operação, ficou dez dias afastada da novela.


By Carla at 2:51 PM

|