
Por Amor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998 em 191 capítulos, no horário das oito. Foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Maria Carolina, Vinícius Vianna e Letícia Dornelles.
Helena é mais do que mãe, é a grande amiga da sua filha Maria Eduarda, e faz de tudo para que ela aceite o pai Orestes, um alcoólatra. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. O rapaz sofre com a perseguição da ex-namorada, Laura, inconformada por ter sido preterida. A mãe de Marcelo, Branca, também não gostou da escolha do filho. Branca é uma mulher de personalidade forte e que adora mandar na vida dos outros. Tem adoração pelo filho Marcelo, mas despreza os outros dois, a personalística Milena e o reservado Leonardo. Branca controla inclusive a vida da amiga Isabel, que tem um caso com Atílio, um homem que está a procura de um grande amor. Mas Branca é na verdade apaixonada por Atílio e fica transtornada quando descobre que ele e Helena iniciaram um romance.
Helena e Atílio casam-se, assim como Eduarda e Marcelo - para a infelicidade de Branca, Isabel e Laura. Mãe e filha engravidam na mesma época e acabam por dar à luz no mesmo dia e horário, no mesmo hospital, aos cuidados do jovem médico César, eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce saudável, mas Eduarda sofre complicações no parto e o seu filho morre. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ter filhos. Helena imagina que será um golpe duro demais para a filha e, desesperada, faz um pacto com o médico. Troca as crianças. Eduarda cria o irmãozinho pensando ser ele o seu próprio filho, enquanto Atílio sofre pensando que seu filho nasceu morto. A única pessoa que sabe desse segredo é César, que concordou com a troca pelo mesmo objectivo que a mãe: não fazer Eduarda sofrer. Mas o sofrimento maior é de Helena, que é obrigada a tratar o filho como neto, e ainda vê seu relacionamento com Atílio desmoronar, apesar do grande amor que sentem um pelo outro.
Curiosidades
• Na época da telenovela foi criado um site na Internet chamado Eu odeio a Maria Eduarda para os que simplesmente odiavam a personagem de Gabriela Duarte. Esse site teve mais de oito mil visitas em menos de um mês. A página dizia o seguinte: "Exigimos a morte dessa chata o mais rápido possível!". Mas o mesmo público que exigiu sua morte, passou a implorar para que ela ficasse viva até o final da novela. O mesmo aconteceria na novela seguinte de Manoel Carlos, Laços de Família, com a personagem Camila, de Carolina Dieckmann.
• O director de núcleo da telenovela, Paulo Ubiratan, morreu durante a realização da trama, no dia 28 de março de 1998, um sábado.
• O tema de abertura de Por Amor era Falando de Amor, de Tom Jobim, interpretado pelo Quarteto em Cy e pelo MPB4. No entanto, foi Per Amore, na voz de Zizi Possi, que assinou a telenovela; ficou na memória afectiva e tornou-se na sua marca.