
Terra Nostra foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 20 de setembro de 1999 a 3 de junho de 2000. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim. Teve como protagonistas o casal romântico interpretados por Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda.
Terra Nostra foi apresentada em 221 capítulos.
Giuliana é a jovem italiana que imigra com a família para o Brasil no início do século XX. Seus pais morrem no navio durante a viagem, vítimas de peste. Mas a moça não está sozinha, ela conhece e se apaixona por Matteo, outro imigrante, que encontra em Giuliana a mulher de sua vida. Ao desembarcar no porto de Santos, os dois se separam no meio da multidão, e se perdem um do outro.
Giuliana é recebida por Francesco Maglianno, um imigrante italiano que vive há anos no Brasil e tem uma situação económica estável. Grande amigo dos pais de Giuliana, ele protege-a em nome dessa amizade. O filho de Francesco, Marco Antônio, é um bon-vivant que muda seu comportamento ao se apaixonar pela moça. Mas a sua mãe Janete, que casou com Francesco contra a vontade, despreza os italianos e faz o possível para evitar um romance entre o seu filho e a "bella ragazza".
Enquanto Giuliana se estabelece na mansão dos Maglianno, na Avenida Paulista em São Paulo, Matteo é levado com vários outros italianos para trabalhar como colono nas plantações de café do fazendeiro Gumercindo. Com o fim da escravidão, Gumercindo fica sem mão-de-obra para as lavouras e contrata imigrantes, que substituem os escravos. Casado com a submissa Maria do Socorro, é pai de duas filhas: a impetuosa Rosana e a tímida Angélica.
Angélica, apesar de querer ser freira, é obrigada a casar com o jovem advogado Augusto, um homem que ama a política e as mulheres. Augusto mora com a esposa na fazenda e mantem uma casa em São Paulo para a amante, a bela Paola. Mas Angélica descobre esse relacionamento, põe um fim no caso e ainda fica amiga de Paola. A partir daí Angélica muda de personalidade tornando-se uma mulher forte e decidida, inclusive destacando-se na administração da fazenda de seu pai. Já Rosana não resiste ao charme de Matteo e, inventando uma gravidez, obriga o rapaz a se casar com ela, apesar de ele repudiá-la e sonhar em reencontrar Giuliana. Os dois casam-se, têm um filho, mas são infelizes. Matteo abandona a mulher e parte para São Paulo no encalço de sua amada.
Mas Matteo nem desconfia que Giuliana espera um filho seu e que se casou com Marco Antônio por não ter mais esperança de encontrá-lo. Ela dá a luz a um menino, que para sua infelicidade, lhe é tomado dos braços na noite do parto por Janete, que não aceita um neto bastardo italiano, e abandona a criança na Santa Casa de Misericórdia. Desesperada e sem o filho, Giuliana rompe com os Maglianno e espera reencontrar Matteo.
Curiosidades:
• Um sucesso, Terra Nostra chegou a alcançar picos de 58 pontos no Ibope no primeiro mês de apresentação. Mas a média final foi de 44 pontos, devido às "barrigas" apresentadas no desenrolar da trama.
• A Globo investiu pesado na produção de Terra Nostra. Só nos primeiros capítulos, que mostrava os imigrantes a bordo de um navio rumo ao Brasil, foi gasto 1,2 milhões de reais. O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais, 40% a mais do que a novela antecessora, Suave Veneno.
• Os personagens italianos comunicavam-se numa mistura de italiano e português, na dosagem suficiente para ser entendida pelo grande público. Várias palavras e expressões italianas popularizaram-se.
• Terra Nostra apresentou cenas grandiosas da travessia e do desembarque de centenas de imigrantes no início do século XX. Mais de trezentos figurantes foram usados.
• A procura do navio que traz os italianos para o Brasil levou bastante tempo. Depois de inúmeras pesquisas, o navio S.S. Shieldhall, de 1940, foi encontrado no sul da Inglaterra e foi devidamente adaptado para transformar-se no Andrea I da história. Como seria impossível transportar o navio para o Brasil, uma equipe com mais de cinqüenta pessoas, incluindo técnica, produção e elenco, viajou para Southampton, onde durante uma semana foram realizadas as gravações que apareceram nos dois primeiros capítulos.
• O número de figurinos completos confeccionados para a novela chegou a 5 mil, de acordo com as estimativas da produção.
• O "macarron" de Paola (Maria Fernanda Cândido) fez tanto sucesso que pratos com a marca da novela invadiram os supermercados do país.
• Terra Nostra não terminou com um tradicional "Fim". O autor preferiu usar a frase "Essa história não termina aqui", planejando dar uma continuidade à trama.
• A novela acabou por bater a venda de Escrava Isaura (1976) como a novela mais exportada da história da Globo. Em maio de 2004, a emissora totalizou a venda de Terra Nostra para 83 países, contra 79 nações que já viram Escrava Isaura.
• Em 2002, Benedito Ruy Barbosa pensou em escrever uma continuação da saga dos descendentes de Matteo e Giuliana. Mas acabou escrevendo uma nova trama, Esperança. Ao ser vendida para a Itália, Esperança recebeu o título de Terra Nostra 2.