
A Lua me Disse foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas, pela Rede Globo, entre 18 de abril e 1 de outubro de 2005 com 143 capítulos. Foi escrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa com a colaboração de Antônia Pellegrino.
Heloísa conheceu os revezes do destino muito cedo. Aos 16 anos, a jovem moradora do Beco da Baiúca foi apresentada à rica Regina Benate, mulher de Haroldo, um dos sócios do Banco Benate Bogari. Não demorou até que Heloísa aceitasse o convite para trabalhar como baby-sitter de sua pequena filha Branca, com apenas cinco anos de idade. O destino, porém, preparou-lhe uma surpresa, colocando em seu caminho, Ricardo Bogari, filho do sócio de Haroldo no banco.
O romance entre o príncipe e a "moça" parecia um conto de fadas até Heloísa descobrir que estava grávida. A mãe de Ricardo, Ester Bogari, não aceitou que o filho mais novo se casa-se com Heloísa. Depois de uma discussão com Ester, Ricardo morreu em um trágico acidente de automóvel. Sem o apoio da família Bogari, Heloísa contou com os pais Diva e Alberto, a irmã Marisinha e o cunhado Agenor para dar a volta por cima. Embora dinheiro nunca tenha caído do céu, a família toda ajudou Heloísa a concluir seus estudos e a criar o recém nascido Artur.
Dez anos depois, Heloísa reconstruiu sua vida e tornou-se o braço-direito de Ademilde na loja de conveniências Frango com Tudo Dentro. Ester, porém, jamais se esqueceu da morte de Ricardo, provocada, segundo ela, por Heloísa. Para se vingar, ela decide concentrar suas energias para conseguir a guarda do neto. O destino, no entanto, vai aprontar mais uma surpresa, colocando o outro filho de Ester, Gustavo, no caminho de Heloísa. Ao reencontrar o ex-cunhado ela cobra uma atitude em relação a seu filho Artur, que nem tem o sobrenome do pai. Gustavo, por sua vez, concorda que nunca assumiu uma posição em relação ao sobrinho para não piorar o estado emocional de sua mãe.
Confessando as suas fraquezas, Gustavo pede desculpas a Heloísa pelas palavras indevidas e os dois têm uma conversa sincera. O clima tenso se esvai e a dupla esquece as divergências. Na hora da despedida, Gustavo não resiste e inesperadamente beija Heloísa. Um beijo doce, antigo, um desejo guardado que vem à tona. Heloísa fica balançada com o beijo e começa a pensar em Gustavo. Os dois, porém, sabem como seria complicado viver essa história de amor. Até porque Heloísa tem outro homem empenhado em conquistar seu coração. Recém-chegado à cidade, o misterioso Tadeu faz de tudo para agradar Heloísa e o pequeno Artur.
Curiosidades:
• Parte do elenco e da produção da novela gravaram durante dez dias cenas dos primeiros capítulos na Europa. Foi escolhida como locação a pequena cidade de Innsbruck, na Áustria, apesar da trama se passar na Suíça. Os actores gravaram com temperaturas entre os -30º e -5º C.
• Ainda não seria desta vez que Maitê Proença faria uma novela inteira na Globo. Ela participou apenas dos primeiros 15 capítulos da trama. Sua morte aconteceu no capítulo 15, no ar em 4 de maio de 2005, uma quarta-feira. Desde então, Maitê não voltou mais às novelas.
• No capítulo exibido em 24/06/2005, os autores fizeram uma espécie de homenagem ao clássico Selva de Pedra. Abandonada no altar pelo noivo, Naíde (Maria Gladys), sai transtornada da igreja rasgando o vestido de noiva, tal qual Fernanda (Christiane Torloni em 1986) fizera na novela de Janete Clair, ao passar pela mesma situação.
• Foi exibida em Portugal pela SIC com o nome "A Lua Disse-Me". A mudança foi necessária porque o uso de próclise, apesar de comum no Brasil, seria inaceitável entre os portugueses.