
A melhor actriz da novela na minha opinião. A burra da Rakelli... Funny...
Beleza Pura é a actual telenovela brasileira da Rede Globo do horário das 19h substituindo Sete Pecados de Walcyr Carrasco. Estreou em 18 de fevereiro de 2008 e irá até 13 de setembro de 2008 em 179 capítulos, sendo substituída por Três Irmãs.
Guilherme Medeiros é um engenheiro aeronáutico "badalado" e mulherengo, que vive para curtir a vida e as mulheres com o dinheiro ganho pelos projectos de helicópteros que faz. O seu novo lançamento é o Carcará. Um dos compradores da máquina é o excêntrico empresário Olavo Pederneiras, que a bordo dele, vai com uma equipe gravar um programa de estética na Amazónia. Só que numa armação para destruir Guilherme, Norma Gusmão, amiga e companheira de trabalho, apaixonada e desprezada por ele, sabota o helicóptero que cai matando Olavo, a esteticista e vizinha de Guilherme, Sônia Amarante; a jornalista Márcia; o escritor Alex; e o químico Mateus.
Joana é uma dermatologista que foi abandonada bébé pela mãe num orfanato, e agora, com o dinheiro ganho como funcionária da clínica do cirurgião plástico Renato Reis, consegue achá-la graças a um detective. Mas Sônia acaba de falecer.
Os destinos de Guilherme e Joana se cruzam quando ela bate à porta da casa da mãe e encontra o engenheiro tomando conta de seus irmãos mais novos. Arruinado e se sentindo culpado pelas mortes, Guilherme resolve adoptar Klaus e Dominique, e tocar para frente o projecto da clínica de estética Beleza Pura, que Sônia estava prestes a inaugurar. Como um bom engenheiro, ele mete-se em mil confusões já que não entende nada de cosméticos e produtos de beleza. Ele e Joana se apaixonam e passam a viver uma bonita relação até que Norma, mais uma vez, atrapalha sua vida. E agora tem o apoio de Renato, apaixonado por Joana. Separados, Guilherme e Joana acabam virando rivais quando ela inaugura com a cabeleireira Ivete, uma clínica justamente em frente a de Guilherme. Entre confusões profissionais e amorosas, a paixão entre o casal só aumenta.
Paralelos a isso vão surgindo coincidentemente na vida de Guilherme os parentes dos tripulantes: Eduardo, viúvo de Márcia, que acaba se apaixonando por Débora, a viúva de Alex. Helena, a viúva de Mateus, que decide se vestir como o falecido para aceitar um bom emprego a fim de pagar o tratamento do filho doente, Hugo. E Robson, um pedreiro, primo distante e único de Olavo, que herda toda a fortuna, mas é passado para trás pelo inescrupuloso advogado José Henrique.
Só que uma reviravolta acontece quando no dia do casamento de Guilherme e Joana, Sônia reaparece. Ela e os outros quatro tripulantes do Carcará sobreviveram a queda e estavam perdidos em uma ilha. Agora voltam para tumultuar as suas famílias.
Curiosidades:
• Novela de estréia de Andréa Maltarolli, que foi uma das criadoras de Malhação. A autora teve a assessoria de Silvio de Abreu nos primeiros capítulos.
• Inicialmente foram coagitadas Cláudia Abreu e Carolina Dieckmann como protagonistas, mas ambas não puderam aceitar porque estavam em licença-maternidade; Giovanna Antonelli também foi uma opção da autora, mais já estava no ar em Sete Pecados. E o curioso é que este trio fará as protagonistas da próxima novela do mesmo horário Três Irmãs[8]
• Destaque para a jovem actriz Ísis Valverde, que interpreta Rakelli, uma personagem cómica, burrinha e atrapalhada, que contribuiu para alavancar a baixa audiência da novela.
• Os atores Reginaldo Faria e Marcelo Faria, pai e filho na vida real, estão na novela como os também parentes (primos, no caso) Dr. Olavo e Róbson respectivamente.
• Apesar de Regiane Alves ser a protagonista da trama, ela é creditada na abertura após Carolina Ferraz, que é a antagonista da história.