Image Hosted by ImageShack.us
Thursday, July 31, 2008








Mulheres Apaixonadas foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 17 de fevereiro e 10 de outubro de 2003. Foi escrita por Manoel Carlos com a colaboração de Maria Carolina e Vinícius Vianna e Fausto Galvão. Teve 170 capítulos na versão internacional exibida em Portugal. A versão original exibida no Brasil teve 203 capítulos.

Helena, após quinze anos de união com o músico Téo, começa a questionar se é feliz no seu casamento. Tem uma vida regrada, vive um relacionamento bom e estável com Téo, sem grandes brigas, mas também sem muita paixão. Eles têm um filho pequeno, Lucas. Helena trabalha como directora na Escola Ribeiro Alves (ERA), propriedade de seu marido e da sua cunhada Lorena. Téo é saxofonista de uma banda de jazz. A vocalista da banda é a amiga Pérola, com quem Téo teve uma filha no passado, Luciana.

Hilda e Heloísa, as irmãs de Helena, também são casadas e amam os seus maridos, cada uma à sua maneira. Hilda é uma mulher segura e vive um casamento feliz com Leandro. Já Heloísa é problemática e tem um ciúme doentio de Sérgio. As três irmãs são grandes amigas e compartilham as suas angústias e dúvidas a respeito do futuro e felicidade.

O reencontro de Helena com um antigo namorado, César, fará o seu coração bater mais forte. A partir daí, as suas escolhas serão questionadas. Talvez ela se tenha casado com o homem errado... Quando conheceu Téo, Helena deixou o namorado César para se casar com o músico. Desde então, não o reencontrou mais. Mas Helena recebe a notícia de que ele está morando no Rio de Janeiro e que ficou viúvo. Ela também descobre que César é neurocirurgião na clínica onde a sua enteada Luciana trabalha, e a filha dele, Marcinha, é aluna da ERA. Helena fica confusa com a novidade e passa a questionar ainda mais seu relacionamento com Téo.

No passado, César sentiu-se preterido e enganado por Helena. Com o passar dos anos, o médico transformou-se num homem duro e temido pelos que trabalham com ele. Viúvo, tem uma relação instável com o filho Rodrigo, que o acusa da infelicidade da mãe recém-falecida, e não aceita sua relação com Laura, companheira de trabalho. Mas Laura será trocada por Luciana, que cada vez mais mostra ser uma profissional competente, chamando a atenção de César.

Para aumentar suas incertezas sobre o futuro de seu casamento, Helena passa a desconfiar de um caso de Téo com uma certa Fernanda. Na verdade, não há mais nada entre os dois, mas Lucas, filho adotivo de Helena e Téo, é fruto desse antigo caso, fato que Helena desconhecia. Com o passar do tempo e a morte de Fernanda, vítima de uma bala perdida, Helena descobrirá a real identidade do filho adoptivo.

Lorena, irmã de Téo, é uma mulher determinada e de grandes paixões. Já foi professora, mas decidiu deixar o ensino e delegou para a cunhada a responsabilidade da direcção da sua escola. Foi casada com Rafael, de quem permanece muito amiga. Com ele teve seus dois filhos, Vidinha e Diogo, um rapaz "boa pinta", disputado pelas mulheres e recém-casado com Marina, completamente apaixonada por ele e louca de ciúmes por causa de Luciana, prima de Diogo com quem o rapaz teve uma relação mal-resolvida. No dia do casamento de Diogo, Lorena conhece Expedito, filho de um empregado - um rapaz mais jovem por quem Lorena não esconde o interesse.

Rachel também é uma mulher que se descobre envolvida com um homem mais jovem. Professora de Educação Física, ela troca São Paulo pelo Rio na esperança de mudar de vida. Vai buscar uma oportunidade na Escola Ribeiro Alves e se depara com o adolescente Fred, que se apaixona pela nova professora. Mas este caso ainda vai enfrentar um sério obstáculo: o violento Marcos, ex-marido de Rachel que chega ao Rio no seu encalço para atormentar a sua vida.


Curiosidades:

• Os assuntos polémicos do quotidiano da classe média construídos pelo autor Manoel Carlos cultivaram uma série de interrogações na cabeça do telespectador e serviram de motor para a óptima audiência de Mulheres Apaixonadas, garantindo o seu sucesso.

• Com uma estrutura similar à dos seriados e das comédias de situação, a novela garantiu seu clímax com as tramas paralelas. Todas as histórias, em determinado momento, assumiam pesos semelhantes ou até superiores aos dos conflitos de Helena (Christiane Torloni), a protagonista, o que prendeu a audiência.

• Cheia de temas fortes, Mulheres Apaixonadas discutiu o lesbianismo, a violência doméstica, o preconceito social e contra os idosos, a obsessão de uma socialite que não mede esforços para seduzir um padre, o alcoolismo, o romance entre mulheres mais velhas e jovens rapazes, o tormento provocado pelo ciúmes, a traição e até a violência urbana e o cancro.

• A criação das adolescentes homossexuais Rafaela (Paula Picarelli) e Clara (Aline Moraes) foi a grande novidade da novela. Na trama, o romance provocou a ira de alguns personagens. Fora das telas, uma pesquisa encomendada pela Globo comprovou a simpatia do público pelas personagens, desde de que não houvesse cenas de beijo. O feito é histórico, pois em Torre de Babel (1998), as lésbicas Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) tiveram que deixar a trama às pressas, numa explosão de um shopping, por causa da rejeição.

• Durante os oito meses em que a novela esteve no ar, foram exibidas 15 aberturas diferentes. As fotos da abertura, enviadas pelos telespectadores, eram constantemente trocadas. Na última semana de exibição a produção da novela colocou na abertura fotos de pessoas que trabalhavam nos bastidores da trama.


By Carla at 3:55 PM

|

Wednesday, July 30, 2008







Coração de Estudante foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 25 de fevereiro e 28 de setembro de 2002.

O professor de biologia Eduardo Feitosa chega à cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, para dar aulas na universidade local e para ficar noivo de Amelinha, filha do maior fazendeiro da região, João Mourão. A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara, jovem advogada que luta contra os desmandos do prepotente João Mourão, numa disputa judicial por terras, que envolve ele e Ronaldo Rosa, reitor da universidade. João Mourão pretende construir uma hidreléctrica numa área de floresta que fica na divisa entre o campus universitário e a fazenda Vitória, sua propriedade. No entanto, a universidade e os moradores da região lutam na justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada.
Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, que estão longe de casa e da família. Eles conciliam os estudos, as paixões e as farras. Carlos, Baú, Cardosinho, Rosana e Bruna recebem dois novos calouros na sua "república": Rafaela e Fábio. Séria e dedicada aos estudos, Rafaela não se deixa abalar pelo assédio de Carlos, enquanto desperta o amor em Fábio e no jovem Mateus, filho de Esmeralda, dona de um movimentado bar na cidade. Mateus não é visto com bons olhos pelos estudantes por causa do seu temperamento arrogante e nada amigável. A mãe é uma mulher de fibra que se revolta contra o seu ex-amante, João Mourão, que lhe cobra uma dívida alta depois de ter sido preterido por ela.
Mas João Mourão muda completamente ao descobrir que Clara, a advogada que move uma acção contra ele, é na realidade sua filha. Quem não gosta da notícia é Amelinha, que faz de tudo para ter Edu do seu lado, e chega até a dizer que espera um filho dele. Mas o filho é de Nélio, ex-peão da fazenda dos Mourão, completamente apaixonado por Amelinha, que, expulso, vai trabalhar no bar de Esmeralda.
Além de lidar com as impetuosidades de Amelinha, Edu luta pela posse do filho, Lipe. A mãe do garoto, Mariana, está em Nova Aliança depois de se tentar recuperar de um tratamento contra o alcoolismo. Apesar da doença, ela consegue a guarda de Lipe que tem que conviver com a mãe e seu novo namorado, Leandro, um professor de carácter duvidoso que sempre bateu de frente com Edu e que está disposto a lhe tirar o filho.
A luta pela posse de Lipe e o novo filho que acha ter com Amelinha, acaba por desestruturar a relação que Edu tem com Clara. Para piorar, chega a Nova Aliança o novo promotor, Pedro Guerra, que, apaixonado por Clara, luta para tê-la do seu lado, apesar do temperamento difícil dos dois.

Curiosidades:

• Afim de aumentara a audiência do horário das seis, a Globo convocou Maria Adelaide Amaral para escrever um folhetim para o horário. Maria Adelaide então, escreveu a sinopse de Dança da Vida, uma história que deveria ser protagonizada por Adriana Esteves e Fábio Assunção. Depois de muitas conversas e contratações a novela parecia pronta para estrear mas, por uma determinação da justiça, foi proibida de ir ao ar, devido aos seus temas políticos. A Globo resolveu cancelá-la então, já que era um ano eleitoral.

• A cenógrafa May Martins e o produtor de arte Luiz Pereira passaram dois meses entre as cidades históricas de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, pesquisando e levantando elementos e informações para a caracterização do cotiodiano mineiro.

• Helena Ranaldi quebrou o nariz durante a gravação de uma cena de briga com os actores Fábio Assunção e Bruno Garcia. Ranaldi, que não precisou de operação, ficou dez dias afastada da novela.


By Carla at 2:51 PM

|

Friday, July 25, 2008



Ainda sobre CSI...
GRISSOM PODE TROCAR SARA POR LADY HEATHER EM 'CSI'



Antes de sair de CSI, Grissom vai passar por uma crise e vai procurar conforto nos braços da dominatrix Lady Heather.

A personagem interpretada por Melinda Clarke voltará à série para consolar o perito num episódio a ser exibido em novembro nos Estados Unidos. E, segundo o produtor Naren Shankar, "eles vão estar muito íntimos".

Já a co-criadora da série, Carol Mendelsohn, revelou que pode haver sexo na história.

"Grissom vai para a cama na casa da Lady Heather. Se ele irá para a cama com ela, só vendo para saber. Mas ele vai passar boa parte deste episódio na casa da dominatrix". Uiiiii.....


By Carla at 3:45 PM

|

Thursday, July 24, 2008







O Clone foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 1 de Outubro de 2001 e 15 de Junho de 2002. Foi escrita por Glória Perez e dirigida por Jayme Monjardim. Teve 221 capítulos na versão brasileira e 250 na versão internacional.

O encontro de um homem com sua imagem 20 anos mais jovem. Essa é a trama de O Clone. No começo da historia Lucas é um adolescente alegre, romântico, cheio de projectos, e está apaixonado por uma moça muçulmana: Jade. Mas a vida não correu bem pra ele: separa-se de Jade e, ao longo dos 20 anos que se passam na novela, decaiu fisicamente, seus projectos se perderam pelo caminho, não tem mais a ternura, o romantismo, a poesia de antes. Tornou-se seco e duro. Jade, por outro lado, viveu todo esse tempo imaginando que sua vida teria sido muito mais feliz se tivesse casado com ele. Vinte anos mais tarde eles se reencontram. Jade se decepciona, tentando encontrar, no Lucas quarentão, resquícios do adolescente por quem se apaixonara um dia. É quando aparece o clone, feito à revelia de Lucas pelo seu padrinho, o geneticista Albieri. O clone não é Lucas, mas é a imagem que Jade amou e cultivou durante a vida inteira. Temos então, um triângulo incomum: Lucas se tornando o rival de si próprio. O aparecimento do clone revoluciona completamente as vidas de todas as outras personagens da trama.

Curiosidades:
• Quando a autora entregou a sinopse da novela à direcção da Globo, muita gente dentro da emissora achou que seria uma insensatez produzir uma novela como essa, centrada em temas complexos como islamismo, clonagem humana, drogas e alcoolismo. Pouco antes da estreia, com os atentados terroristas nos EUA em 11 de setembro de 2001, que colocaram em evidência o fanatismo muçulmano, essa impressão se reforçou. Glória, no entanto, manteve a certeza de que o folhetim seria um sucesso. "O mundo islâmico tem o mistério, a dança. Eu sabia que esses elementos funcionariam", disse.
• A primeira fase da trama começa em 1983 e vai do capítulo 1 ao capítulo 55. A segunda fase da trama começa a partir do capítulo 56, no ar em 4 de dezembro de 2001, uma terça-feira. Foi o capítulo mais longo da história, com quase duas horas de duração, em que foram apresentados todos os novos núcleos e personagens.
• Para a composição dos personagens, o elenco assistiu a vários filmes árabes e iranianos, leram livros sobre os dois temas principais da história, tiveram aulas de árabe, de dança, expressão corporal e prática de orações, além de leituras de textos.
• As primeiras cenas da novela foram gravadas em Marrocos, em cinco cidades do país, durante um período de 40 dias. Algumas das locações foram as ruínas do kasbah Ait Ben Hadou em Ouarzazate, o mercado de camelos de Marrakech, a cisterna portuguesa de El Jadida e a milenar Medina de Fez, que serviu de referência para a cidade cenográfica marroquina no Projac. A directora de arte Tiza de Oliveira, que esteve em Fez, adquiriu muitos produtos locais para usar depois nas gravações no Rio.
• A partir de janeiro de 2002, a Telemundo passou a transmitir El Clon para a comunidade hispânica nos Estados Unidos e em países da língua espanhola, tendo a audiência aumentada em 60%.
Os países em que foi exibida O Clone foram: Chile, Estados Unidos, Colômbia, Portugal, Peru, Argentina, Equador, Eslovênia, Sérvia e Montenegro, Macedônia, México, Uruguai, Rússia, Paraguai, Panamá, Porto Rico, Venezuela, Israel, Moçambique, Roménia, Arménia e Bolívia entre outros.
Teve título provisório de Segunda Chance.


By Carla at 2:25 PM

|

Tuesday, July 22, 2008








Um pouco antes do revéillon de 2000, a bela Helena, uma empresária bem-sucedida, sócia de uma clínica de estética, se envolve num acidente de trânsito com Edu, jovem médico recém-formado. A batida acontece em frente à livraria de Miguel, um homem culto, profissional que tem uma vida estabelecida e resolvida, apesar de sua história ser marcada pela tragédia da morte da esposa, o que deixou sequelas neurológicas no filho Paulo.

A batida não causa problemas físicos, excepto um corte na testa de Helena. Mas acaba afectando directamente o coração. Miguel desperta para uma nova paixão ao conhecer Helena, mas ela e Edu também se apaixonam e começam um namoro, que enfrenta preconceitos e cujo principal obstáculo é Alma Flora, a tia super protectora que criou Edu como filho e vê em Helena a ameaça do futuro promissor do sobrinho. Mas Alma não consegue separar o casal que está cada vez mais apaixonado.

E numa viagem ao Japão, Edu conhece Camila, filha de Helena, que se apaixona por ele e passa a disputar o rapaz com a mãe. A atitude de Camila tem o apoio de Alma. Helena, diante de todos os problemas, resolve abrir mão do namorado por amor à filha, deixando o caminho livre para Camila. É quando Miguel tem a chance de revelar seu amor por Helena.

Tudo é assistido por Íris, meia irmã de Helena que perdeu os pais e foi morar na casa da irmã. Íris é uma jovem rebelde de personalidade dúbia que não admite o fato de Camila ter roubado o namorado da mãe. A garota é apaixonada pelo rústico Pedro, primo de Helena, homem do campo, apaixonado por cavalos. Quando jovens, os dois tiveram uma paixão fulminante que resultou no nascimento de Camila. Mas Helena escondeu a paternidade da menina por já estar casada com outro homem na época. Só ela e sua melhor amiga, Ivete, conhecem o segredo.

Mas esse segredo vem à tona quando descobre-se que Camila tem leucemia, e que só o transplante de uma medula óssea compatível pode salvar sua vida. Helena, então apaixonada por Miguel, tem que, pela segunda vez, abrir mão de sua vida amorosa pela filha. Decide ter um filho com Pedro para que a criança seja a doadora de Camila. E isso implica no fim de seu relacionamento com Miguel.


Curiosidades:
• Laços de Família foi um grande sucesso e mostrou mais uma vez o potencial do autor Manoel Carlos em desenvolver novelas com uma boa dose de realismo, o que garantiu a audiência da novela. O slogan do seu lançamento foi: “sua vida poderia ser uma novela”.
• A novela também proporcionou à Globo seu maior pico de audiência em 2000. No capítulo em que Camila (Carolina Dieckmann) teve seu cabelo raspado por causa da doença (exibido em 11 de dezembro), 79% dos televisores ligados do país estavam sintonizados na novela.
• Manoel Carlos conta que a ideia da trama central da novela surgiu de uma notícia de jornal. Segundo ele, em 1990, nos Estados Unidos, uma mulher tinha uma filha que estava com leucemia. Ela engravidou para salvar a menina, e conseguiu o que pretendia. O autor achou a história tão boa que pediu o material completo sobre o caso e escreveu a novela.
• Manoel Carlos foi categórico ao dizer que sem Vera Fischer e Tony Ramos não escreveria a novela. Primeiro motivo: tinha que ser uma mulher perto dos 50 anos, atraente, forte, sensual, para que o romance que mantivesse com um jovem se mantivesse crível, pois ele estaria diante de uma mulher irrecusável. Segundo motivo: quando ela procurasse um antigo amor (Pedro), o sentimento manteria o "fogo" de 20 anos atrás. Terceiro motivo: o perfil de homem honesto, sensível e compreensivo de Tony Ramos tornaria possível o perdão de um amor maduro pela traição que ele sofreria.
• A maior revelação da novela foi sem dúvida a actriz Giovana Antonelli, que interpretou a “prostituta de família” Capitu. Para compô-la, o autor encomendou uma pesquisa sobre prostitutas de alto nível. Constatou que a maior parte delas faz universidade e ganha bem, mas quando abandonam a prostituição e se casam, têm dificuldades para adaptar-se à nova rotina. E ainda: mais de 90% das entrevistadas eram mães solteiras.
• Manoel Carlos ambientou a maioria das cenas de sua novela no bairro carioca do Leblon, onde vive há 31 anos. Ou, para ser mais exacto, em seu quarteirão! Quase toda a acção de Laços de Família se passava nas cercanias de seu apartamento e nos lugares que ele frequenta.
• A novela marcou a volta do jovem actor Flávio Silvino à televisão, no papel de Paulo, depois de sete anos afastado em consequência de um acidente de automóvel.
• Tal qual acontecera com a personagem Maria Eduarda de Gabriela Duarte na novela anterior de Manoel Carlos, Por Amor, foi criado o site "eu odeio a camila", exclusivo para os que simplesmente não aguentavam a personagem Camila (Carolina Dieckmann), com uma lista de vários motivos para odiá-la: tinha traído a confiança da mãe, era dissimulada, mimada, estava sempre com cara de tédio, e achava a Íris (Deborah Secco) uma intrometida. A homepage recebeu mais de seiscentos e-mails não só do Brasil inteiro como também da Argentina, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Espanha e até do Japão.
• Manoel Carlos apareceu sutilmente no 1º capítulo da novela. Na cena em que Helena entra na Livraria Dom Casmurro, após o acidente com seu carro, o autor está ao fundo como um cliente qualquer, que cumprimenta Miguel (Tony Ramos) quando ele entra no estabelecimento.


By Carla at 10:59 AM

|

Thursday, July 17, 2008



AGORA É OFICIAL: GRISSOM VAI MESMO SAIR DE 'CSI'



Vai haver revolução em "CSI": Grissom sairá da série no meio da temporada! E essa vai ser apenas uma das mudanças esperadas para o nono ano da série.

Embora William Petersen tenha renovado contrato em maio, o documento tinha uma cláusula especial: o décimo episódio da próxima temporada será o último em que o actor fará parte do elenco fixo da série.

E a má notícia foi confirmada pela produtora executiva da série, Carol Mendelsohn: "Billy vai sair, mas ele vai continuar como produtor executivo e voltará à série sempre que a CBS pedir," disse ela ao EW.

Nem o próprio Petersen gosta de dizer que vai sair: "Vou ficar mais livre para fazer escolhas e sou responsável a ponto de garantir que essas escolhas não vão atrapalhar a série."

O intérprete do Grissom reconhece a importância de seu personagem para "CSI": "Quero trabalhar para os roteiristas, para o elenco e - mais importante - para o público. Não quero que os fãs deixem de ver a série."

Mas os roteiristas vão ter que caprichar para manter a audiência. Afinal, Jorja Fox (Sara) e Gary Dourdan (Warrick) também já saíram. Será que a série sobrevive sem três dos seus peritos originais?

E como Grissom vai sair da série? A morte de Warrick vai levar o perito ao seu limite. "Ele está em crise como homem, como cientista, como professor," pondera Petersen. "Ele é um homem de meia-idade que teve sucesso no trabalho, mas pergunta-se 'Para quê?'"

Para ajudar Grissom a sair da crise, Sara Sidle voltará a série em alguns episódios - começando pelo primeiro da nova temporada. Será que eles vão terminar juntos? Petersen não conta, claro, e encerra a entrevista dizendo que não está infeliz com o personagem ou com a série, apenas quer fazer novos trabalhos no teatro.

Por falar em Warrick, embora tudo indique que ele esteja morto, a produtora prefere ser enigmática a esse respeito: "Não vamos dizer se Warrick está vivo ou não, mas podemos dizer que o primeiro episódio da nova temporada será a última vez que veremos todo o elenco original atuando junto na série."

E a substituta de Sara? Já tem nome e sobrenome: Riley Adams, interpretada por Lauren Lee Smith, vai ser bem-humorada e não verá Grissom como um mentor.

Outro personagem novo será um professor de patologia que surgirá para ajudar Grissom num caso e acabará por se juntar à equipa - talvez como o novo chefe. O actor? Ainda não está defenido.

Oh... Uma assassina antiga vai voltar à série: A Assassina das Miniaturas vai entrar no caminho de Grissom novamente. Tchiiiii....


By Carla at 7:39 PM

|







Uga-Uga foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas, entre 8 de maio de 2000 e 19 de janeiro de 2001, totalizando 221 capítulos.
Foi escrita por Carlos Lombardi, com a colaboração de Margareth Boury e Tiago Santiago.

Quando criança, o jovem Adriano sobreviveu a um acidente de avião que matou os seus pais; foi encontrado pelo pajé de uma tribo indígena e tem uma vida feliz entre cobras e jacarés sob o nome de Tatuapú.
Tatuapú, isto é, Adriano, é encontrado pelo avô, Nikos. Depois de ser levado para a cidade, descobre ser o único herdeiro da fortuna da família após a morte do seu avô. Caberá a ele administrar os negócios do mesmo.
Porém, ele tem que enfrentar dois obstáculos: sua tia, Santa, e seu primo, Rolando, ambos de olho na herança do patriarca. Mas Tatuapú parece não demonstrar o menor interesse pelos negócios do avô e sonha poder voltar um dia para a tribo.
A vida de Tatuapú cruza com a família Baldochi e encontra neles, principalmente em Bernardo Baldochi, um grande amigo e aliado para fugir das artimanhas da sua tia.
Baldochi, mais conhecido por Bernardo, é um ex-tenente da marinha que tem uma vida alucinante e foge constantemente de bandidos que ameaçam sua família. Ele é dado como morto pela família e pela noiva que ele abandonou na igreja para salvar a vida deles.
Sua noiva, Maria João, era uma mulher delicada e apaixonada por Baldochi, mas com o tempo e a notícia de sua morte, ela perde o interesse pela vida e praticamente toda sua feminilidade, vivendo sempre amargurada. A sua única diversão é ler histórias de amor em livros de colecções, onde ela se imagina a mocinha ao lado do falecido Baldochi, sem suspeitar que quem escreve as histórias na verdade é o próprio Baldochi.
Maria João mora com seu pai e com um irmão que ela cuida como se fosse um filho, e esse é um segredo da trama que é revelado quando Baldochi retorna. O irmão de Maria na verdade é filho dela com Baldochi.
Maria tem um admirador que não a larga e não se cansa de levar os "foras" que ela dá nele constantemente. Beterraba acredita que um dia Maria vai voltar a se apaixonar e espera que ele seja essa pessoa. Por isso ele não se cansa jamais de esperar por ela.
O irmão de Baldochi, Casemiro, mais conhecido como Van Damme, era um jovem apaixonado pela vida, que vive fazendo biscates aqui e ali até ir trabalhar como salva-vidas, onde conhece a fogosa e atrapalhada Tati, que a princípio se apaixona por Baldochi, mas depois se rende ao amor de Van Damme.
Tati era completamente destrambelhada e vivia a mando do seu namorado Rolando para prejudicar a vida de Tatuapú. Era prima de Bionda, filha de Felipe e Vitória Arruda, um casal meio complicado e à beira da falência. Bionda, sempre muito mimada, tinha mania de arranjar casamento e fugir na hora do “Sim”, deixando todos surpresos e os seus pais desesperados.
A situação começa a mudar um pouco quando Bionda conhece Tatuapú e se apaixona por ele. Mas ela teria que enfrentar a concorrência de Gui, filha do mordomo de Nikos e apaixonada realmente pelo garoto a ponto de largar tudo e ir viver com ele na tribo.
Mas Gui esperaria muito por Tatuapú. Ele e Bionda ainda marcariam casamento, só que dessa vez ao invés de Bionda fugir da igreja foi a vez de Tatuapú, que a abandonou e fugiu com Gui.

Curiosidades:

• Uga Uga havia sido cogitada para substituir a novela Força de um Desejo, as 18h00, a partir de novembro de 1999. Mas como a trama ainda não estava pronta para ir ao ar, foi jogada para o horário das 19h00 e se transformou no grande sucesso, que foi.

• A novela revitalizou o horário das 19h00, que estava em baixa, devido ao fraco desempenho da novela anterior, Vila Madalena.

• O Ministério da Justiça interferiu na novela, obrigando a reedição de dois capítulos, por cenas de violência. O Ministério ainda advertiu a Rede Globo pelo excesso de cenas de nudez e imediatamente após o final da trama reclassifcou-a como imprópria para menores de 12 anos, de modo que ela não poderá ser repetida antes das 20h00. Tal decisão explica o motivo da trama não ter sido repetida no Vale a Pena Ver de Novo, até então.

• Numa das cenas, os personagens jogam strip pocker e, em cada jogada perdida, o participante tira uma peça de roupa. Nessa cena, o personagem de Ângelo Paes Leme, o atrapalhado detective Salomão, ficava completamente nu, apenas com uma almofada cobrindo suas partes sexuais. Num determinado momento, um dos seus companheiros de cena tira a almofada e, por uma fracção de segundos, via-se o pénis do actor. Ele estava realmente nu.


By Carla at 9:30 AM

|

Wednesday, July 16, 2008





Sento-me no tronco debruçado sobre o riacho, olho para a água e vejo o meu reflexo, é-me devolvida uma imagem feliz, um sorriso aberto, um olhar brilhante.
Derramo uma lágrima que se mistura com as águas limpas do riacho, uma lágrima de felicidade...
Ouço o pássaro assobiar a mais bela música que já ouvi, danço... Estou apaixonada pela minha imagem de felicidade, há muito tempo que não a via...
Hoje sou uma pessoa feliz, amanhã não se sabe...


By Carla at 3:15 PM

|

Tuesday, July 15, 2008







Terra Nostra foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 20 de setembro de 1999 a 3 de junho de 2000. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim. Teve como protagonistas o casal romântico interpretados por Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda.
Terra Nostra foi apresentada em 221 capítulos.

Giuliana é a jovem italiana que imigra com a família para o Brasil no início do século XX. Seus pais morrem no navio durante a viagem, vítimas de peste. Mas a moça não está sozinha, ela conhece e se apaixona por Matteo, outro imigrante, que encontra em Giuliana a mulher de sua vida. Ao desembarcar no porto de Santos, os dois se separam no meio da multidão, e se perdem um do outro.
Giuliana é recebida por Francesco Maglianno, um imigrante italiano que vive há anos no Brasil e tem uma situação económica estável. Grande amigo dos pais de Giuliana, ele protege-a em nome dessa amizade. O filho de Francesco, Marco Antônio, é um bon-vivant que muda seu comportamento ao se apaixonar pela moça. Mas a sua mãe Janete, que casou com Francesco contra a vontade, despreza os italianos e faz o possível para evitar um romance entre o seu filho e a "bella ragazza".

Enquanto Giuliana se estabelece na mansão dos Maglianno, na Avenida Paulista em São Paulo, Matteo é levado com vários outros italianos para trabalhar como colono nas plantações de café do fazendeiro Gumercindo. Com o fim da escravidão, Gumercindo fica sem mão-de-obra para as lavouras e contrata imigrantes, que substituem os escravos. Casado com a submissa Maria do Socorro, é pai de duas filhas: a impetuosa Rosana e a tímida Angélica.

Angélica, apesar de querer ser freira, é obrigada a casar com o jovem advogado Augusto, um homem que ama a política e as mulheres. Augusto mora com a esposa na fazenda e mantem uma casa em São Paulo para a amante, a bela Paola. Mas Angélica descobre esse relacionamento, põe um fim no caso e ainda fica amiga de Paola. A partir daí Angélica muda de personalidade tornando-se uma mulher forte e decidida, inclusive destacando-se na administração da fazenda de seu pai. Já Rosana não resiste ao charme de Matteo e, inventando uma gravidez, obriga o rapaz a se casar com ela, apesar de ele repudiá-la e sonhar em reencontrar Giuliana. Os dois casam-se, têm um filho, mas são infelizes. Matteo abandona a mulher e parte para São Paulo no encalço de sua amada.

Mas Matteo nem desconfia que Giuliana espera um filho seu e que se casou com Marco Antônio por não ter mais esperança de encontrá-lo. Ela dá a luz a um menino, que para sua infelicidade, lhe é tomado dos braços na noite do parto por Janete, que não aceita um neto bastardo italiano, e abandona a criança na Santa Casa de Misericórdia. Desesperada e sem o filho, Giuliana rompe com os Maglianno e espera reencontrar Matteo.

Curiosidades:

• Um sucesso, Terra Nostra chegou a alcançar picos de 58 pontos no Ibope no primeiro mês de apresentação. Mas a média final foi de 44 pontos, devido às "barrigas" apresentadas no desenrolar da trama.
• A Globo investiu pesado na produção de Terra Nostra. Só nos primeiros capítulos, que mostrava os imigrantes a bordo de um navio rumo ao Brasil, foi gasto 1,2 milhões de reais. O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais, 40% a mais do que a novela antecessora, Suave Veneno.
• Os personagens italianos comunicavam-se numa mistura de italiano e português, na dosagem suficiente para ser entendida pelo grande público. Várias palavras e expressões italianas popularizaram-se.
• Terra Nostra apresentou cenas grandiosas da travessia e do desembarque de centenas de imigrantes no início do século XX. Mais de trezentos figurantes foram usados.
• A procura do navio que traz os italianos para o Brasil levou bastante tempo. Depois de inúmeras pesquisas, o navio S.S. Shieldhall, de 1940, foi encontrado no sul da Inglaterra e foi devidamente adaptado para transformar-se no Andrea I da história. Como seria impossível transportar o navio para o Brasil, uma equipe com mais de cinqüenta pessoas, incluindo técnica, produção e elenco, viajou para Southampton, onde durante uma semana foram realizadas as gravações que apareceram nos dois primeiros capítulos.
• O número de figurinos completos confeccionados para a novela chegou a 5 mil, de acordo com as estimativas da produção.
• O "macarron" de Paola (Maria Fernanda Cândido) fez tanto sucesso que pratos com a marca da novela invadiram os supermercados do país.
• Terra Nostra não terminou com um tradicional "Fim". O autor preferiu usar a frase "Essa história não termina aqui", planejando dar uma continuidade à trama.
• A novela acabou por bater a venda de Escrava Isaura (1976) como a novela mais exportada da história da Globo. Em maio de 2004, a emissora totalizou a venda de Terra Nostra para 83 países, contra 79 nações que já viram Escrava Isaura.
• Em 2002, Benedito Ruy Barbosa pensou em escrever uma continuação da saga dos descendentes de Matteo e Giuliana. Mas acabou escrevendo uma nova trama, Esperança. Ao ser vendida para a Itália, Esperança recebeu o título de Terra Nostra 2.


By Carla at 3:02 PM

|

Thursday, July 3, 2008







Torre de Babel foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 20 horas pela Rede Globo. Escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil e dirigida por Denise Saraceni, José Luiz Villamarim, Carlos Araújo e Paulo Silvestrini. Teve 203 capítulos, exibidos de 25 de maio de 1998 a 16 de janeiro de 1999.

José Clementino, num acesso de fúria, matou a mulher num flagrante de adultério. Mas o seu então patrão, César Toledo, testemunhou o assassinato e o seu depoimento fez Clementino pagar pelo crime. O tempo passou e na prisão Clementino arquitetou um plano de vingança contra o ex-patrão.
César é um executivo que construiu um dos mais arrojados "shopping centers" de São Paulo, o Tropical Towers. Casado com Marta, mas com o casamento em crise, ele reencontra uma antiga paixão, a advogada Lúcia Prado. Os dois voltam a se encontrar, mas Marta fará de tudo para manter o casamento. O casal tem três filhos muito diferentes entre si: Henrique, Guilherme e Alexandre.
Henrique, casado com a bela Vilma, é um sedutor incorrigível, e desperta desejos secretos até na sua melhor amiga, Ângela Vidal, uma executiva na empresa de César Toledo.
Guilherme é o filho problemático, metido com drogas e arruaceiro. Apesar da família lutar para tirá-lo das drogas, ele só confia na amizade da protetora Clara, a moça que há muitos anos vive de favor na mansão dos Toledo. Mas a família nem desconfia que Guilherme tem uma mulher, Celeste, e um filho pequeno noutra cidade.
Alexandre é o jovem advogado de carreira promissora mas ingénuo o bastante para cair nas garras da interesseira Sandra, funcionária do shopping. Ela vislumbra no rapaz uma oportunidade de enriquecer e sair do inferno que é sua vida em sua casa. Sandra mora com o avô Agenor, dono de um ferro velho, um homem rude que a despreza; com a irmã, a doce Shirley; com os dois tios broncos, Gustinho e Boneca; e com o retardado mental Jamanta, apaixonado por ela. Seu pai, Clementino está prestes a sair da cadeia, mas Sandra nunca o perdoou por ele ter matado a sua mãe.
Mas o alvo de Clementino agora é César Toledo, e ele começa a por em prática o plano de explodir o Tropical Towers.

Curiosidades

• Torre de Babel foi lançada com o slogan de "forte, verdadeira, emocionante". Tão forte que afugentou os telespectadores, não acostumados a ver no tão tradicional horário das oito, tanta violência e temas fortes, como drogas, assassinatos frios, violência doméstica e homossexualismo feminino.

• Silvio de Abreu foi obrigado a mudar toda a estrutura da história para reconquistar o público que havia trocado de canal. E até que acabou conseguindo: a novela que despencou no Ibope na primeira fase, conseguiu ótimos índices na fase final.

• Até o tema de abertura foi mudado. Saiu a retumbante música instrumental, e entrou a suave Pra Você, interpretada por Gal Costa.

• Em 1967, Emiliano Queiróz escrevia Anastácia, a Mulher Sem Destino. A novela ia tão mal que o autor foi providencialmente substituído por Janete Clair (que estreava na Globo), que criou um terremoto matando quase todos os personagens, e fazendo assim uma nova novela com os que haviam sobrado. Em Torre de Babel, com a explosão do shopping center, morreram alguns personagens que o público não havia gostado, como o violento Agenor (Juca de Oliveira), o drogado Guilherme (Marcello Antony), e o casal de lésbicas Rafaela e Leila (Christiane Torloni e Sílvia Pfeifer).

• Com relação ao casal homossexual de Torre de Babel, o autor mencionou que o público "aceitara" o casal Sandrinho e Jeferson de A Próxima Vítima (sua novela anterior) porque a condição deles só foi revelada na metade da trama, quando o público já havia simpatizado com os personagens. Diferente de Rafaela e Leila que tinham uma relação assumida já nos primeiros capítulos.

• Adriana Esteves revelou-se uma ótima atriz ao interpretar a interesseira Sandrinha, cheia de nuances e trejeitos que fizeram o sucesso da personagem.

• Mas o grande destaque foi mesmo a dupla Bina Colombo e sua amiga "tagarela" Luzineide (Cláudia Gimenez e Eliane Costa). O bordão "cala a boca Luzineide!", que Bina soltava cada vez que a amiga fazia menção de falar, foi um sucesso. Luzineide que não falou uma palavra sequer a novela inteira, finalmente soltou a voz no último capítulo, quando o autor lhe reservou a incubência de revelar a identidade da pessoa que havia explodido o shopping center, o grande mistério da novela.

• Mistério este mantido até o último capítulo: Sandrinha era a responsável pela explosão do "shopping center". Os actores receberam as falas horas antes da gravação da cena, realizada no dia em que o último capítulo foi exibido.

Destaque também para o sensível trabalho de Tony Ramos, que vivera o perturbado Clementino, e para o personagem de Cacá Carvalho, o retardado mental Jamanta.

• O actor Danton Mello (o Adriano) precisou se ausentar por dois meses das gravações da novela por ter sofrido um acidente com o helicóptero do Globo Ecologia (programa que ele apresentava), que caiu no Monte Roraima, na região norte, em setembro de 1998. Para justificar a volta de Adriano em cadeira de rodas, Silvio de Abreu incluiu no enredo um acidente de automóvel.


By Carla at 8:30 AM

|

Tuesday, July 1, 2008





Por Amor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998 em 191 capítulos, no horário das oito. Foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Maria Carolina, Vinícius Vianna e Letícia Dornelles.



Helena é mais do que mãe, é a grande amiga da sua filha Maria Eduarda, e faz de tudo para que ela aceite o pai Orestes, um alcoólatra. Mas Eduarda só tem olhos para o seu grande amor, Marcelo. O rapaz sofre com a perseguição da ex-namorada, Laura, inconformada por ter sido preterida. A mãe de Marcelo, Branca, também não gostou da escolha do filho. Branca é uma mulher de personalidade forte e que adora mandar na vida dos outros. Tem adoração pelo filho Marcelo, mas despreza os outros dois, a personalística Milena e o reservado Leonardo. Branca controla inclusive a vida da amiga Isabel, que tem um caso com Atílio, um homem que está a procura de um grande amor. Mas Branca é na verdade apaixonada por Atílio e fica transtornada quando descobre que ele e Helena iniciaram um romance.
Helena e Atílio casam-se, assim como Eduarda e Marcelo - para a infelicidade de Branca, Isabel e Laura. Mãe e filha engravidam na mesma época e acabam por dar à luz no mesmo dia e horário, no mesmo hospital, aos cuidados do jovem médico César, eterno apaixonado por Eduarda. O filho de Helena nasce saudável, mas Eduarda sofre complicações no parto e o seu filho morre. Para complicar a situação da moça, ela nunca mais poderá ter filhos. Helena imagina que será um golpe duro demais para a filha e, desesperada, faz um pacto com o médico. Troca as crianças. Eduarda cria o irmãozinho pensando ser ele o seu próprio filho, enquanto Atílio sofre pensando que seu filho nasceu morto. A única pessoa que sabe desse segredo é César, que concordou com a troca pelo mesmo objectivo que a mãe: não fazer Eduarda sofrer. Mas o sofrimento maior é de Helena, que é obrigada a tratar o filho como neto, e ainda vê seu relacionamento com Atílio desmoronar, apesar do grande amor que sentem um pelo outro.

Curiosidades

• Na época da telenovela foi criado um site na Internet chamado Eu odeio a Maria Eduarda para os que simplesmente odiavam a personagem de Gabriela Duarte. Esse site teve mais de oito mil visitas em menos de um mês. A página dizia o seguinte: "Exigimos a morte dessa chata o mais rápido possível!". Mas o mesmo público que exigiu sua morte, passou a implorar para que ela ficasse viva até o final da novela. O mesmo aconteceria na novela seguinte de Manoel Carlos, Laços de Família, com a personagem Camila, de Carolina Dieckmann.

• O director de núcleo da telenovela, Paulo Ubiratan, morreu durante a realização da trama, no dia 28 de março de 1998, um sábado.

• O tema de abertura de Por Amor era Falando de Amor, de Tom Jobim, interpretado pelo Quarteto em Cy e pelo MPB4. No entanto, foi Per Amore, na voz de Zizi Possi, que assinou a telenovela; ficou na memória afectiva e tornou-se na sua marca.


By Carla at 11:00 AM

|