Image Hosted by ImageShack.us
Thursday, August 14, 2008








Páginas da Vida foi uma telenovela brasileira da Rede Globo, escrita por Manoel Carlos e Fausto Galvão com colaboração de Maria Carolina, Leandra Pires, Juliana Peres, Ângela Chaves e Daisy Chaves, dirigida por Jayme Monjardim, Fabrício Mamberti, Teresa Lampreia, Fred Mayrink e Luciano Sabino e com direção de núcleo de Jayme Monjardim.
Estreou em 10 de julho de 2006, no horário "das oito", substituindo Belíssima, de Sílvio de Abreu, e foi exibida até o dia 2 de março de 2007.
A trama foi apresentada em 203 capítulos.

Regina Duarte viveu pela terceira vez uma Helena criada pelo novelista Manoel Carlos. A primeira em 1995, na novela História de Amor, e, em seguida Por Amor, dois anos depois.

Depois de 26 anos, Sônia Braga voltou a atuar em uma novela do início ao fim. A última trama em que a atriz participou integralmente foi Chega Mais, em 1980.

A jovem atriz Fernanda Vasconcellos se destacou pelo brilho e talento ao dar à personagem Nanda o tom correto de emoção e veracidade. Também um grande momento para Lília Cabral, ao interpretar a vilã Marta.

Cada capítulo da novela terminou com o depoimento de um personagem real sobre algum tema abordado no dia. As falas, de até um minuto, abordaram assuntos como síndrome de Down, gravidez, Aids, separação, preconceito, sexo, amizade e até traição amorosa.
"Se o capítulo tiver uma história de traição, a gente mostrará o caso de uma mulher que foi traída. Mas será sempre alguém que deu a volta por cima, para o telespectador refletir", disse Jayme Monjardim, o diretor.

Em Páginas da Vida, o chaveiro, a garçonete do cafezinho e o dono da banca de jornal são pessoas reais que exercem as mesmas funções, no Leblon. Pessoas reais, moradoras do bairro, apareçeram em cenas da novela com seus verdadeiros nomes, como elas mesmas. O objetivo dessa experiência era reduzir a diferença que existe entre a realidade e a ficção.

O real marcou uma passagem de tempo: a primeira fase da novela terminou em 21 de setembro de 2001, com imagens dos ataques terroristas de 11 de setembro ao EUA. Em janeiro, a novela homenageou os 80 anos de Tom Jobim. O compositor teve duas músicas na trilha sonora - Wave, na abertura, e Promessas (Só em Teus Braços), com Nana Caymmi. Várias outras alusões à realidade foram citadas no decorrer da trama, com destaque para fatos reais de violência nas grandes cidades, como o ataque de bandidos a um ônibus, incendiado com passageiros dentro, e a morte do menino João Hélio, vítima de um assalto, arrastado pelas ruas do Rio até a morte. Os pais da criança chegaram a dar um depoimento para a novela.

Páginas da Vida já iniciou gerando polêmica. Primeiro foi a cena de strip-tease de Ana Paula Arósio no capítulo da lua-de-mel de sua personagem. E explodiu com o depoimento real de uma senhora de 68 anos sobre o orgasmo, no capítulo do sábado do dia 15/07. As palavras escolhidas pela dona de casa de Madureira (Rio de Janeiro) soaram grotescas, chocaram o público e levaram o autor a pedir desculpas nos jornais, na TV e até num programa de rádio. Ela disse que alcançou o prazer pela primeira vez aos 45 anos, numa noite embalada pela música O Côncavo e o Convexo, de Roberto Carlos. "Acordei com as pernas suspensas, com a calcinha na mão e toda babada", afirmou.

Em meio a tantos personagens, confusão e trocas de nomes podem ocorrer. Na primeira fase da novela, o personagem do ator Fernando Eiras se chamava Otávio. Na segunda, o nome foi trocado de Otávio para Rúbens, ganhando inclusive o apelido "Rubinho". Já no site oficial da novela, ele era chamado de Camilo, depois de Laerte, e finalmente Rúbens. Bem como a personagem de Xuxa Lopes, que no site estava como Hilda e na novela foi chamada de Belita.

Antônio Calloni pediu para sair da novela, com isso o seu personagem morreu na passagem da primeira para a segunda fase. O motivo alegado pelo ator é que estaria esgotado, emendando um trabalho no outro, e que não se sentia capaz de contribuir 100% com a novela.

Já na reta final da novela, alguns atores deixaram transparecer o descontentamento com o rumo que os autores acabaram por dar a seus personagens. Foi o caso de Leandra Leal, que reclamou de sua personagem, Sabrina, em seu blog na Internet.

Tarcísio Meira foi acometido de uma virose grave que o fez ficar sem voz e provocou seu afastamento das gravações por dois meses, entre setembro e novembro de 2006. Na trama, a ausência do personagem foi explicada com uma viagem repentina a sua fazenda. Tarcísio voltou a aparecer no capítulo de 23 de novembro.

Pela primeira vez na história das telenovelas um parto de uma atriz grávida de verdade foi mostrado, no capítulo exibido em 28/12/2006. Aproveitou-se o fato de Júlia Carrera estar prestes a dar a luz para usar a situação na trama de Páginas da Vida. A atriz participou da novela vivendo Tatiana, a fonoaudióloga da menina Clara (Joana Morcazel). O marido de Júlia (que também é ator), Bruce Gomlevski, também entrou na novela para viver ele mesmo como o marido de Tatiana.

Um dos projetos mais arrojados da novela foi a elaboração e construção do espaço AMA, a fictícia Casa de Cultura Amália Martins de Andrade. Sob a coordenação dos cenógrafos Mário Monteiro e Gilson Moura, cem funcionários trabalharam para erguer o prédio numa área de 1400 metros quadrados, aproximadamente, localizado nas cidades cenográficas do Projac. Na trama, a obra que durou três anos, foi concluída pela equipe em um mês. Segundo Mário, a construção, toda feita em estrutura metálica, exigiu o trabalho de uma equipe de engenheiros, que cuidou da fundação do prédio. “É quase um edifício real”, diz Mário, que criou o projeto cenográfico tendo um prédio do Leblon como base.

A novela trouxe nos capítulos iniciais 17 clipes feitos em campos de refugiados na África. O único ator que aparece nessas imagens é Marcos Paulo. Seu personagem, o infectologista Diogo, teve a função de denunciar o descaso com a Aids.

Páginas da Vida contou com cenas gravadas em Amsterdã. A cidade holandesa foi escolhida pela referência artística. A fachada de monumentos arquitetônicos como o Rijks Museum e o Van Gogh Museum serviram de cenário para as gravações iniciais.


By Carla at 9:35 AM

|

Tuesday, August 12, 2008



Estética fez director musical colocar uma cantora falsa na abertura dos Jogos
Voz ouvida por bilhões de pessoas no mundo inteiro não era da menina que apareceu à frente das câmeras. Verdadeira cantora é considerada feia



O director musical da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim admitiu que a menina chinesa que supostamente cantou “Ode à Pátria” durante o show no estádio Ninho de Pássaro não era a dona da voz. O motivo? A cantora verdadeira não era suficientemente bonita para representar a China.

- Queríamos passar uma imagem perfeita e pensamos no que seria melhor para a nação - explica Chen Quigang, em entrevista à televisão chinesa. O conteúdo chegou a ser noticia no site Sina.Com, mas depois foi retirado.

A imprensa chinesa divulgou nesta terça-feira várias fotos de Lin Miaoke, de nove anos, tratando-a como uma estrela. No entanto, ignoram Yang Peiyi, 7, a dona da voz, que é gordinha, tem os dentes fora do lugar e uma óptima voz.

- Era uma questão de interesse nacional. A criança que apareceria à frente da câmeras tinha que ser expressiva - argumenta Chen.

- Lin Miaoke é excelente para tudo isso. Porém, no que diz respeito à voz, Yang Peiyi é perfeita. Toda a equipe concordou - finaliza o compositor chinês.

Só um comentário da minha parte... ISTO É DISCRIMINAÇÃO E UMA VERGONHA!


By Carla at 2:04 PM

|








A Lua me Disse foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas, pela Rede Globo, entre 18 de abril e 1 de outubro de 2005 com 143 capítulos. Foi escrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa com a colaboração de Antônia Pellegrino.

Heloísa conheceu os revezes do destino muito cedo. Aos 16 anos, a jovem moradora do Beco da Baiúca foi apresentada à rica Regina Benate, mulher de Haroldo, um dos sócios do Banco Benate Bogari. Não demorou até que Heloísa aceitasse o convite para trabalhar como baby-sitter de sua pequena filha Branca, com apenas cinco anos de idade. O destino, porém, preparou-lhe uma surpresa, colocando em seu caminho, Ricardo Bogari, filho do sócio de Haroldo no banco.
O romance entre o príncipe e a "moça" parecia um conto de fadas até Heloísa descobrir que estava grávida. A mãe de Ricardo, Ester Bogari, não aceitou que o filho mais novo se casa-se com Heloísa. Depois de uma discussão com Ester, Ricardo morreu em um trágico acidente de automóvel. Sem o apoio da família Bogari, Heloísa contou com os pais Diva e Alberto, a irmã Marisinha e o cunhado Agenor para dar a volta por cima. Embora dinheiro nunca tenha caído do céu, a família toda ajudou Heloísa a concluir seus estudos e a criar o recém nascido Artur.
Dez anos depois, Heloísa reconstruiu sua vida e tornou-se o braço-direito de Ademilde na loja de conveniências Frango com Tudo Dentro. Ester, porém, jamais se esqueceu da morte de Ricardo, provocada, segundo ela, por Heloísa. Para se vingar, ela decide concentrar suas energias para conseguir a guarda do neto. O destino, no entanto, vai aprontar mais uma surpresa, colocando o outro filho de Ester, Gustavo, no caminho de Heloísa. Ao reencontrar o ex-cunhado ela cobra uma atitude em relação a seu filho Artur, que nem tem o sobrenome do pai. Gustavo, por sua vez, concorda que nunca assumiu uma posição em relação ao sobrinho para não piorar o estado emocional de sua mãe.
Confessando as suas fraquezas, Gustavo pede desculpas a Heloísa pelas palavras indevidas e os dois têm uma conversa sincera. O clima tenso se esvai e a dupla esquece as divergências. Na hora da despedida, Gustavo não resiste e inesperadamente beija Heloísa. Um beijo doce, antigo, um desejo guardado que vem à tona. Heloísa fica balançada com o beijo e começa a pensar em Gustavo. Os dois, porém, sabem como seria complicado viver essa história de amor. Até porque Heloísa tem outro homem empenhado em conquistar seu coração. Recém-chegado à cidade, o misterioso Tadeu faz de tudo para agradar Heloísa e o pequeno Artur.

Curiosidades:

• Parte do elenco e da produção da novela gravaram durante dez dias cenas dos primeiros capítulos na Europa. Foi escolhida como locação a pequena cidade de Innsbruck, na Áustria, apesar da trama se passar na Suíça. Os actores gravaram com temperaturas entre os -30º e -5º C.

• Ainda não seria desta vez que Maitê Proença faria uma novela inteira na Globo. Ela participou apenas dos primeiros 15 capítulos da trama. Sua morte aconteceu no capítulo 15, no ar em 4 de maio de 2005, uma quarta-feira. Desde então, Maitê não voltou mais às novelas.

• No capítulo exibido em 24/06/2005, os autores fizeram uma espécie de homenagem ao clássico Selva de Pedra. Abandonada no altar pelo noivo, Naíde (Maria Gladys), sai transtornada da igreja rasgando o vestido de noiva, tal qual Fernanda (Christiane Torloni em 1986) fizera na novela de Janete Clair, ao passar pela mesma situação.

• Foi exibida em Portugal pela SIC com o nome "A Lua Disse-Me". A mudança foi necessária porque o uso de próclise, apesar de comum no Brasil, seria inaceitável entre os portugueses.


By Carla at 10:44 AM

|

Tuesday, August 5, 2008








Diante da dificuldade em dar sustento aos seus filhos pequenos, a jovem nordestina Maria do Carmo Ferreira da Silva deixa a pequena Belém de São Francisco, no interior de Pernambuco, disposta a encontrar na cidade grande uma forma mais digna de criar seus rebentos. Quando chega ao Rio de Janeiro, a retirante encontra uma cidade à beira do caos. Era dezembro de 1968 e o governo do país decretara o Ato Institucional número cinco, o AI-5. No meio do tumulto, sem ter como localizar o irmão Sebastião, seu único contacto ali, Maria do Carmo vira presa fácil da sorte. A única alma que lhe oferece ajuda e solidariedade sequestra a sua única filha, a recém-nascida Lindalva, e desaparece.
Lourdes – como essa mulher se apresentara, vestida como uma enfermeira grávida – na verdade chama-se Nazaré e decide roubar a criança para apresentá-la a seu futuro marido como sendo fruto legítimo de uma conturbada relação. É assim que a pequena Lindalva passa a ser Isabel.
Ao sentir a falta da criança, Maria do Carmo entra em crise. Bate de frente com a truculência dos homens da polícia, que a atiram numa cela sob acusação de que ela se tratava de uma agitadora subversiva. Na cadeia conhece alguém, também preso, que há de se tornar um parceiro para toda a vida. É Dirceu de Castro, que coincidentemente conhece o irmão dela. Os dois trabalhavam no mesmo jornal, ele como jornalista e Sebastião como motorista.
Esclarecido o mal-entendido, Maria do Carmo acaba livre, reencontra o irmão e os filhos que estavam prestes a serem enviados para um orfanato. Só não encontra Lindalva. É diante desta encruzilhada da vida que ela faz um juramento que jamais há de esquecer: dedicar a vida para trazer a sua filha de volta.
Nos tempos atuais, bem distantes daqueles tumultuados anos sessenta, Maria do Carmo é outra pessoa. Mudou, para melhor. Aprendeu com a vida e soube tirar proveito dela. Se não é rica, ao menos não passa mais as necessidades de outrora. O negócio de construção na baixada fluminense, prosperou. Graças a ele, Do Carmo pôde criar os quatro filhos que lhe restaram, Reginaldo, Leandro, Viriato e Plínio. E assim, os quatro tornaram-se homens feitos.
Cumprindo a promessa feita naqueles tempos tumultuados, Maria do Carmo continua numa busca sem tréguas pela filha. Busca essa que se torna pública e é acompanhada pela mídia. Para isto, conta com a ajuda de seu amado, o jornalista Dirceu, e do amigo Giovanni Improta, ex-bicheiro e a figura mais influente na Vila São Miguel - um pretendente que não esconde a sua admiração e paixão por Maria do Carmo.
Lindalva, ou melhor, Isabel, vive uma vida até tranquila com sua suposta mãe, Nazaré. A garota não passa de uma vítima da ardilosa mulher que usou a menina recém-nascida para ter um casamento tranquilo com José Carlos Tedesco, um homem bom que acreditou que a criança fosse sua filha. Mas Zé Carlos descobre o crime da esposa e, antes que pudesse tomar qualquer atitude, é assassinado. Nazaré não hesita em matá-lo para encobrir esse segredo do passado e não ser presa.
Quem mais sofre com essa morte é Cláudia, filha legítima de Zé Carlos e desprezada pela madrasta. Ao investigar o passado de Nazaré, Claudinha descobre os fatos que uniram o pai à madrasta e aos poucos vai desvendando o mistério que liga a história de Nazaré à trajectória de vida de Maria do Carmo Ferreira da Silva.


Curiosidades:

• Senhora do Destino é o maior sucesso dos últimos tempos na Globo, batendo recordes de audiência no horário.

• O título escolhido pelo autor era Dinastia, mas já estava registrado. Em seguida, passaram a existir duas possibilidades: Senhora do Destino e A Dona do Destino. Tanto Aguinaldo quanto o diretor Wolf Maia ficaram inclinados pelo segundo. A opção também foi descartada e então ficou decidido por apenas Destino, e em seguida o definitivo Senhora do Destino.

• Maria do Carmo Ferreira da Silva, nome da protagonista, é na verdade o nome da mãe do autor. E Sebastião, o irmão da protagonista, era na verdade o seu tio.

• Para sua abertura foram usadas cerca de 800 pessoas, na qual anônimos aparecem em preto e branco e os atores, em cores. Até Aguinaldo Silva aparece entre os desconhecidos.



De todo as as novelas que já falei e daquelas que ainda falarei, esta é a minha novela de eleição. Uma novela que vai ficar sempre na memória. Sem dúvida, a melhor novela dos últimos tempos, senão de todos os tempos!


By Carla at 10:28 AM

|



Mais fotos dos gémeos Jolie-Pitt

Após as capas das revistas "Hello" e "People" correrem o mundo com os gémeos de Angelina Jolie e Brad Pitt, é a vez do recheio das publicações. As fotos da publicação britânica "Hello" trazem toda a família Jolie-Pitt posando com os gémeos Knox Léon e Vivienne Marcheline.






By Carla at 8:33 AM

|

Sunday, August 3, 2008



As primeiras fotos dos gêmeos de Angelina Jolie e Brad Pitt
Revistas 'People' e 'Hello' mostram para o mundo o rosto de Knox Léon e Vivienne Marcheline


(Carregar na imagem p/ aumentar)

O mistério chega ao fim! Angelina Jolie e Brad Pitt apresentam ao mundo os gêmeos de apenas três semanas Knox Léon e Vivienne Marcheline através das revistas "People" e "Hello".

O casal de bébés está nas capas das revistas americana e inglesa que chegam às bancas neste domingo, dia 3 de Agosto. Ambas as publicações pagaram uma quantia milionária para poder mostrar com exclusividade o rosto das crianças. A 'People' teria desembolsado cerca de US$15 milhões, enquanto que a 'Hello', US$11 milhões.


By Carla at 8:03 PM

|